Luta em defesa do Território Pesqueiro leva centenas de pescadores à Aparecida
Constantemente as comunidades pesqueiras são ameaçadas pelo avanço de grandes projetos que destroem o meio ambiente e acabam com seus territórios.

Da P
Cerca de 200 pescadoras e pescadores de diversos estados do Brasil organizam-se para entre os dias 28 de maio e 01 de junho promoverem a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras na cidade de Aparecida/SP. O mês de maio, consagrado à devoção mariana, na tradição popular é finalizado com a coroação de Maria, no dia 31. Esse período é visto pelas comunidades pesqueiras como momento importante de fortalecimento da fé que os move na luta pelos direitos de bem viver. Por isso, está ocasião é simbólica para fortalecer a luta em defesa de seus territórios.
Articulados no Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP), e com o apoio do Conselho Pastoral dos Pescadores (P), é a segunda vez que o grupo ruma à Aparecida em demonstração de luta e fé. Em outubro de 2014, ocasião de celebrações em memória do aparecimento da imagem da Santa, cerca de 30 pessoas foram ao Santuário, quando conseguiram com os romeiros 8.000 s em apoio ao projeto de lei que tem por objetivo a regularização do território tradicional pesqueiro. A meta final da Campanha é chegar a 1,5 milhões vistos de adesão.
Para o final do mês de maio, o grupo multiplicou-se e agregou pescadores e pescadoras de diferentes Estados do Brasil. Cerca de 200 homens e mulheres que dependem da pesca para sobreviver chegarão ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, dispostos a ar quatro dias em atividades intensas de divulgação e coleta de s em apoio à Campanha.
O MPP espera sensibilizar os fiéis sobre a causa das comunidades pesqueiras, constantemente ameaçadas pelo avanço de grandes projetos que destroem o meio ambiente e acabam com os territórios dos quais dependem para sobreviver. Responsáveis por quase 70% do pescado de qualidade nacional que chega à mesa dos brasileiros, os pecadores e as pescadoras do Brasil estão resistindo e a cidade sede dos devotos da Santa Padroeira do Brasil aparece como símbolo de reafirmação dessa luta.
Campanha
A Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras é uma iniciativa do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e de entidades de apoio. Ela propõe o projeto de lei que visa garantir instrumentos legais para a preservação do território pesqueiro e para efetivação dos direitos dos pescadores e das pescadoras artesanais do Brasil. Para que o projeto possa ser encaminhado ao Congresso Nacional, é preciso a de 1% do eleitorado brasileiro (1.406.000).
e aqui o abaixo-assinado.