Metroviários avançam nas negociações e adiam greve
Da Radioagência NP
Depois de assembléia com os trabalhadores, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo decidiu adiar a paralisação do metrô que prevista para hoje depois de reunião com a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Vilma Nogueira de Araújo.
Vilma assinou uma proposta de conciliação entre o Metrô e o Sindicato para reitir os cinco funcionários que foram afastados no mês ado pelo governador do estado, José Serra (PSDB), depois da paralisação por duas horas dos serviços de metrô e trem da cidade.
O ato foi contra a Emenda 3, que retira direitos dos trabalhadores.
Mesmo sem avançar nas negociações com o governo, Manoel Xavier, diretor de comunicação do sindicato, afirma que os metroviários sempre estão dispostos a negociar para evitar transtornos aos usuários do metrô.
“Nós avaliamos que existe uma sinalização por parte do Tribunal de corrigir judicialmente essa injustiça que o metrô esta cometendo. Como os metroviários sempre se pautaram pela negociação até a exaustão, entendemos que se abriu um canal para atender a nossa reivindicação principal, que é a reissão dos trabalhadores. Nos temos certezas das nossas convicções até porque o governo do PSDB, sempre tentou criminalizar os movimentos sociais e sindicais.”
A conciliação está marcada para a tarde desta quarta-feira (15). Xavier também comenta que se novamente não houver avanço, no próximo dia 23, os metroviários farão novas paralisações.